10 Referências Para Quem Quer Começar a Facilitar:

Escrito por Bruno Rizardi e Wendell Mascarenhas Freitas

Facilitar um grupo vai além de aplicar dinâmicas. O facilitador se coloca como alguém que faz parte do processo do grupo, e ajuda a tornar as coisas mais fáceis e descomplicadas na aprendizagem e tomada de decisão.

Algumas pessoas têm nos pedido referências e materiais em facilitação, então decidimos fazer uma pequena lista para quem quer dar seus primeiros passos nesse universo. Mas antes queremos enfatizar que a maior parte do conhecimento em facilitação vem mesmo da prática, porém, isso não é motivo para não estudar. Quanto mais repertório você tem, mais facilidade terá em lidar com as diferentes situações na condução de grupos.

Na lista abaixo, as referências variam na profundidade, mas é importante construir o tripé: técnica de grupos, métodos (aqui, listamos de ferramentas de design) e a psicologia ou teoria por trás da facilitação.

Grande parte das referências a seguir estão em inglês, mas recomendamos também alguns trabalhos em português. Boa leitura!

1.Facilitator’s Guide to Participatory Decision-making, Sam Kaner e Lenny Lind

O livro orienta os leitores a colocar os valores participativos em prática, para que o processo de tomada de decisão em grupo seja eficaz.

2.How to Make Good Group Decisions, NESTA

O material mostra formas de facilitação para que boas decisões sejam tomadas em grupo. Afinal, equipes que tomam decisões coletivamente tendem a ser mais produtivas, inovadoras e satisfeitas com o resultado.

3.The Definitive Guide to Facilitating Remote Workshops, MURAL

O objetivo do livro é mostrar como realizar workshops remotos pode ser tão produtivo quanto realizá-los presencialmente.

4.Guia de Facilitação Remota, Enap

Uma publicação que busca explorar as questões da facilitação remota e expandir suas potencialidades, com estudos de caso de projetos reais.

5.Toolkit Development, Impact and You, NESTA

Um toolkit sobre como criar ou adaptar ideias que podem entregar melhores resultados e gerar mais impacto social.

6.The Field Guide to Human Centered Design, IDEO.org

Esse guia traz materiais que enfatizam a importância de colocar o usuário no centro dos processos, facilitando a geração de ideias mais aderentes.

7.The Designing for Growth Field Book, Jeanne Liedkta e Tim Ogilvie

O livro mostra como o design pode impulsionar a inovação e o crescimento. Os leitores saem sabendo identificar oportunidades, conduzir pesquisas, estabelecer critérios de design, entre outros.

8.Universal Methods of Design, Bella Martin e Bruce Hanington

O livro traz 100 maneiras de pesquisar problemas complexos, desenvolver ideias inovadoras e criar soluções eficazes.

9.Think Again, Adam Grant

O poder de saber o que você não sabe. Neste livro, Grant traz pesquisa e narrativa para falar sobre a habilidade de desaprender e repensar, prezando a flexibilidade e curiosidade.

10.The ABCs of The Science of Structured Dialogic Design, Yiannis Laouris

O artigo fala sobre a necessidade de engajamento para implementar um plano de ação efetivo em grupo, além disso, o autor nos apresenta os conceitos de Spreadthink, Groupthink, prioridades errôneas, entre outros.

As referências acima mostram que a facilitação é uma forma inspiradora de liderar grupos em processos de aprendizagem e colaboração. Estudando sobre o tema e colocando o conhecimento adquirido na prática, você pode se tornar uma pessoa facilitadora, que entende, guia e engaja as pessoas no processo de tomada de decisão e resolução de problemas, estimulando o diálogo e a participação de todos e buscando criar soluções e decisões inovadoras, sustentáveis e legítimas.

Conta aqui, você conhece alguma outra referência que vale a pena ter na lista?

Quer conhecer mais ferramentas de design? Acesse o Toolkit construído por Bruno Rizardi e Tomaz Vicente, cofundadores da Catálise: Design Ágil para Inovação Social e Desenvolvimento. O material é open-source e pode ser acessado no Trello!

--

--

Uma startup de design participativo que reconecta pessoas e governos para catalisar o impacto social usando tecnologia e colaboração.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Catálise

Uma startup de design participativo que reconecta pessoas e governos para catalisar o impacto social usando tecnologia e colaboração.