O mundo se transforma o tempo todo. A cada dia, novos acontecimentos, descobertas, tecnologias e incertezas acrescentam uma nova camada de complexidade em nossas vidas. Velhos problemas sociais se aprofundam com essas mudanças e já não é possível resolvê-los sozinhos. É aí que começa a nossa trajetória.
A Catálise é uma startup de design participativo focada em transformar o jeito que se pensa e faz políticas públicas e negócios de impacto social.
Nós acreditamos no poder da colaboração como catalisador da inovação. A partir da participação cidadã, tecnologias para o bem e governos mais próximos da sociedade, queremos fortalecer a democracia, difundir impacto em escala e criar políticas públicas mais humanas.
E tudo isso começa com as pessoas. Pessoas são especialistas em suas experiências de vida. Por isso, trazer quem convive com os desafios da nossa sociedade para colaborar é uma parte fundamental de nosso trabalho.
Pessoas não são máquinas, pessoas são feitas de histórias — entender suas trajetórias é o melhor jeito de resolver problemas sociais.
É nessas interações que encontramos soluções para esses desafios. Isso porque informações valiosas estão lá fora, no mundo real. Ao mesmo tempo, mergulhamos em dados, estudos e pesquisas que analisam a fundo esses problemas.
Juntamos a visão dos usuários às evidências científicas, transformando tudo isso em histórias e aprendizados acessíveis para todos. Compartilhar essas histórias é o melhor jeito de encontrar oportunidades para gerar impacto.
Boas soluções são feitas a várias mãos, de quem está na rua a quem está no gabinete.
Até aqui já deve ter dado pra ver que não resolvemos nada sozinhos. Para nós, gerar impacto requer a participação ativa de todos os envolvidos nos desafios. É assim que criamos produtos, serviços e políticas que fazem sentido na vida das pessoas.
Em um mundo diverso, soluções padrão para o “cidadão médio” não funcionam mais. Nós desenhamos diferentes soluções para as diferentes necessidades de pessoas de verdade.
Soluções efetivas vão direto ao ponto. Só funcionam no mundo real as soluções que são fáceis de entender e, o mais importante, de implementar. Não cansamos de repetir que, para criar soluções concretas, a complexidade deve ser abordada com simplicidade.
É na simplicidade que está o sucesso das nossas ideias.
Mudar é se adaptar. Acreditamos que mais importante do que seguir um plano, é estar sempre aberto a aprender para responder às mudanças de forma estratégica. Desviamos o caminho, mas sem perder de vista a linha de chegada.
E essa linha de chegada sempre será gerar impacto social. Não temos pretensão de reinventar a roda, mas de mostrar que é possível resolver problemas sociais com colaboração, tecnologia e reconexão entre governos e cidadãos.
O mundo é movido a colaboração — e resolver problemas sociais não deveria ser diferente. Acreditamos no poder das pessoas construindo juntas um futuro melhor para a nossa sociedade.
Catálise Social, pelo impacto social a várias mãos.